Saúde

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o período da Primavera iniciou no dia 19/08/11: se esta energia impacta a natureza, como não impactaria a nós?

“Projeta o que sonha, amplia seu viver, aumenta seu jardim florido e jorra vida para fora”.

Constato que existem sim as estações na vida: passaremos por elas ou elas passarão por nós. Trata-se de perceber, entender, contemplar e viver.

Há uma lógica tão perfeita entre elas! Pois percebo de fato que sem o Inverno, a Primavera não tem condições para florir…

<< As Estações da Vida >>

A Primavera aparece em nossa infância, semente brotando cheia de potencialidades de ser. Em nossa juventude percebemos o Verão acontecendo, trazendo seu calor e com ele todo ânimo para desenvolver aquilo que foi brotado na etapa anterior. Durante nossa maturidade, percebemos o Outono agindo, momento de perdas de folhas secas para proporcionar o desfrutar do fruto maduro em nossas vidas; momento de usufruir tudo aquilo que foi semeado, é a entrega dos prêmios da esperança. E por fim, a velhice surge com o Inverno, juntamente com a frieza das impossibilidades e dependências, encarar a morte na certeza de um ritmo.

As estações da vida acontecem e são muito flexíveis! Esta que é a graça!

Posso viver a minha juventude veraneia, bebericando de momentos de Outono e Primavera ao decidir mudar de carreira, ou até mesmo momentos de Inverno ao sentir muito medo e achar que não serei capaz de prosseguir minha caminhada.

Seja qual for a nossa estação, o importante é vivê-la e preparar o terreno para a próxima, permitindo sempre o eterno fluxo da jornada de nossas vidas!

<< Contribuições da Acupuntura >>

De acordo com a Acupuntura, constatamos que quando a Primavera surge “imposta” pela natureza em nossas vidas, nós seremos tocados por ela, independente do momento de nossas vidas.

A Primavera traz ventos novos: sua brisa traz sementes diferentes para nossas vidas!

É momento de se abrir para a novidade! Não qualquer novidade, mas aquela que é carregada de significados para você, aquela novidade que seu coração tanto esperava. Sei que seu coração sempre a desejou, porém sua vida não tinha espaço suficiente para ela acontecer ou você ainda não estava preparado para assumi-la. Aproveite este tempo favorável para recrutar forças musculares para agir nesta direção nova!

Nesta época, sabemos que a emoção mais estimulada é a raiva! Curioso pensar que a raiva está relacionada à Primavera, não? Acontece que para a Medicina Tradicional Chinesa, a raiva é um sentimento essencial para nós, para nos defendermos, para conseguirmos coisas novas, para indignarmo-nos com o que vivemos e o que os outros propõem a nós e expressarmos essa raiva ao defendermos o que exatamente queremos.

Isso mesmo! A raiva é importantíssima para nós! Ela pode estar em desequilíbrio, quando a utilizamos para agredir ao outro, pois desta forma, você também se agredirá. Para expressarmos a raiva em equilíbrio, basta se defender, impor seus limites, delegar tarefas, dividir responsabilidades e se diferenciar dos outros.

Digo isto, pois na Acupuntura, sabemos que o elemento Madeira quem rege a energia da Primavera. Este elemento é responsável por inúmeras funções: age sob a musculatura de nosso corpo, é estimulado ao viver a novidade, a raiva, irritabilidade, o grito, atua sob nossa visão e clareza de raciocínio, alimentos ácidos, entre outras simbologias.

Aproveite o tempo favorável !!!

Se for preciso gritar para conquistar o novo, GRITE.

Se for preciso mudar de visão sobre o que está vivendo, ter um novo discernimento, AVALIE.

Se for preciso uma nova meta, DIRECIONE.

Se estiver repleta de irritabilidade com seu cotidiano e com os outros, DEFENDA-SE.

“O importante é que a terra vá em frente e a vida cante seus trunfos ternos, na pessoa dos viventes; ondas que seguem ondas, num ritmo de triunfo eterno”.

Marcela Jacob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: