Saúde

Minha Gestação

Todos vocês que frequentam a clínica sabem e acompanharam minha gestação à espera da Anna Clara. Senti vontade de deixar um relato de como foram estes 9 meses de preparação, espera e mudanças… até o nascimento da minha pequena!!

No começo desse ano de 2011 procurei um curso de meditação no Instituto da Cristina Cairo. Após 2 meses de treino de meditação, comecei a achar a energia do meu ventre bem presente nas meditações, já comecei a desconfiar… Esperei a mestruação… nada!! Realmente veio a notícia: “PARABÉNS!! VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA!!!

No primeiro trimestre fiz um ultra-som e a médica me disse que estava com um princípio de descolamento de placenta. Fui orientada a permacer sem exercício. AHHH!! Começou meu desespero, sempre fiz exercício, corro, faço musculação, Yoga, Pilates, dou aula de pilastes, e agora? Lógico que sabia que não faria mais exercícios pesados durante a gestação, mas um pouquinho, eu precisava. Fiquei mesmo com minha acupuntura semanal e minha terapia. E foi aí que tive um insight!!!

Como vocês, meus pacientes, já conhecem meu estilo de terapia, na qual sempre ligo a parte emocional com a física, pois então, fiz isso comigo…

… descolamento de placenta vem mostrar o sentimento de medo do futuro, nada mais compreenssível pelo momento e início de uma gestação. Trabalhei isso em terapia e em 1 mês, tudo voltou ao normal, inclusive os meus exercícios. Voltei para a Yoga, Pilates e caminhada.

Segundo trimestre, agora outra notícia, alteração na pressão da artéria uterina. E agora, o que o médico vai dizer? Dessa vez, ele poderia me indicar um antihipertensivo, sendo que minha pressão arterial é sempre 10×6, dá pra entender a conduta médica, ele não quer arriscar com a saúde neurológica do bebê. Só que aí, ele começou a confiar em mim. Disse que como eu tenho pressão arterial mais baixa, uma boa saúde, cuido da alimentação (verduras, frutas, tudo integral….), exercício, que iriamos observar. Foi ótimo, porque com isso outro insight!! Pressão alta significa excesso de controle. O que será que eu queria controlar?? São tantas coisas, clínica, vida profissional mudando, vida pessoal já em mudança… Pois é, mais um trabalho interno que em 2 meses eu consegui reverter o caso. Agora está tudo normal!!!! (Isso porque o médico me disse que é muito difícil isso acontecer, para ele isso só se resolveria após o parto).

Terceiro trimestre, comecei a frequentar o GAMA (Grupo de Apoio a Maternidade Ativa) www.maternidadeativa.com.br, um local maravilhoso, onde aprendi muito, com vários profissionais e troca de experiência com outras grávidas. Tenho muito o que contar, mas o que vale a pena dizer é, o quanto aprendi sobre trabalho de parto, o que vai acontecer, o que devo saber, e como devo proceder. Talvez seja a falta de informação das gestantes e a pouca informação que os médicos passam aos seus pacientes, que o índice de cesárias é alto. No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que 43% dos partos são cesárias. Na rede pública, o percentual cai para 34%. Nos hospitais particulares, o índice é de 80%.

Já no final da gestação comecei uma fisioterapia para gestante para preparação do parto, com um equipamento alemão chamado EPI-NO, ele treina o alongamento do assoalho pélvico para o parto normal.

Isso tudo ajudou muito… finalmete no dia 24 de dezembro as 4h da manhã começaram as contrações fortes, entrei no hospital as 5h40 e as 6h30 a Anna Clara chegou!! Foi muito rápido e um parto natural fantástico!

Agradeço o carinho de todos!!!

Maria Fernanda Jacob

Anúncios

Comentários em: "Minha Gestação" (1)

  1. Querida Fernanda,
    Estive fora do país por 45 dias e voltei com tanta vontade de saber se tudo correu bem e achei o seu blog.!!! Que maravilhoso o seu depoimento. Anna Clara chegou! Parabens minha querida e parabens para o Roberto também. Quero te fazer uma visita.
    Beijos, saudades e muita Paz, Luz e Amor para os tres,
    Susan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: