Saúde

M. E., 54 anos, chegou à Clínica com o diagnóstico de ruptura parcial de tendão de tibial posterior direito e a indicação de uma cirurgia para reparação do mesmo. Em alguns meses de tratamento, recebeu alta do tratamento sem precisar passar pelo procedimento cirúrgico!

Foi acompanhada por dois fisioterapeutas da Clínica: Ricky e Dominique.

Tratamento: os terapeutas realizaram todo o procedimento de reabilitação do tornozelo, com exercícios de fortalecimento da musculatura do complexo tornozelo-pé e reeducação do controle postural, equilíbrio e marcha. Com auxílio de ultrassom para reduzir a inflamação e acelerar a cicatrização, e de técnicas de bandagem funcional para reduzir a sobrecarga sobre o tendão foi realizado o controle da dor, que ficou oscilando de intensidade durante aproximadamente 6 meses. Durante todo o tratamento, foi trabalhado o realinhamento das articulações dos membros inferiores com estímulo dos músculos profundos do pé e do quadril para a sustentação delas, associado ao trabalho de estabilidade do tronco, também para reduzir a carga muscular do tornozelo. Dentro do trabalho do método Pilates, foi utilizado insistentemente os exercícios de Foot Work e as suas variações no Reformer, Wunda Chair, Wall Unit, Side Splits e Leg Circles no Reformer, associado à reeducação da respiração e da contração abdominal com um grande auxílio do Spine Corrector. O toque final de cada terapia era o treino da transferência dessas habilidades motoras para as situações do cotidiano (andar, ficar em pé, subir escadas) mantendo os princípios do método Pilates, um grande diferencial do trabalho realizado pelos terapeutas da clínica.

Testemunho da Paciente:

Receber o diagnóstico de uma possível operação no tendão, e permanecer imobilizada durante vários dias assusta, mas o médico recomendou-me fisioterapia com fortalecimento muscular e ele mesmo se surpreendeu no 1º retorno e perguntou-me 2 vezes o nome da clinica onde eu estava fazendo a fisioterapia, qual era o tipo de exercício, pediu-me que continuasse com os mesmos profissionais e na mesma clinica fazendo tudo igual, depois de 3 retornos e finalmente em dezembro ele se surpreendeu mesmo com o resultado da fisioterapia e me deu alta, o próprio médico afirmou que tinha sido feito um excelente trabalho de fisioterapia.

Cabe aqui  ressaltar que este médico ortopedista oferece na sua clinica tratamento de fisioterapia e em todas as minhas visitas ele pediu que continuasse na Clinica onde estava fazendo a fisio.

Excelente trabalho do Ricky e da Domi, a eles o meu muito obrigada pela paciência, empenho e dedicação na minha recuperação”.

Testemunho dos Terapeutas:

 “Este foi um caso que me desafiou muito como terapeuta. Um exemplo vivo de que o corpo deve ser visto como um todo e não apenas no segmento afetado, apresentava alterações posturais e deficiências musculares no corpo todo, e essa somatória causava uma sobrecarga no tornozelo que culminou em uma tendinite com indicação cirúrgica. “Por onde começar?” foi a questão que abalava a minha mente de Fisioterapeuta, mas a dedicação ímpar da paciente, alimentava as minhas esperanças de sucesso. Foi e continua sendo um trabalho de reeducação do corpo como um todo, no qual preciso pensar muito bem na especificidade de cada exercício. Contudo, meu investimento como terapeuta só deu bons frutos por causa da fé e do espírito batalhador que M.E.V. demonstrou durante todo o processo de recuperação.

Só tenho a agradecer pela confiança que foi depositada em mim e pela oportunidade de poder fazer parte desse processo. Muito obrigado!Ricky

“O trabalho foi demorado e específico, porém muito gratificante, pois a cada dia enxergávamos a melhora. Avaliar além da estrutura lesionada visualizando as alterações posturais que culminaram na tendinite foi o alicerce do tratamento. A motivação e dedicação da paciente instigava minha criatividade, e ela, confiante, teve participação ativa no seu tratamento. Para mim um enorme aprendizado, para ela o afastamento de uma intervenção cirúrgica e uma vida com menos quedas. Para nós o sucesso. Sensacional!  Muito obrigada M.E.V.! Foi um imenso prazer participar da sua reabilitação”. Dominique

Deixe um comentário

