Saúde

Períneo: você já ouviu falar?!

Esse nome tem estado um pouco mais presente nos meios de comunicação e, pouco a pouco, as mulheres estão se sentindo mais à vontade em falar sobre ele. Por isso, gostaria de dar uma atenção especial à elas! Mas, de fato, sobre o que se trata?

O períneo ou assolho pélvico é um conjunto de músculos que se encontra alocado dentro da pelve, tanto do homem como da mulher. Como o nome já nos diz, ele é o “assoalho” e por isso, é responsável por fazer a sustentação de todos os órgãos dentro da nossa bacia, é onde eles estão apoiados. Dentre outras funções que esta estrutura exerce (e daí a importância de falarmos sobre isso) é a de realizar a abertura e fechamento dos esfíncteres e fazer a continência (segurar) da urina e fezes. Dessa maneira, seu mal funcionamento pode ser causa de uma patologia chamada incontinência urinária, no qual o músculo fraco se torna incapaz de segurar a urina numa situação de esforço.

Também, os órgãos sexuais estão localizados ali pelas imediações. Dessa forma, o seu bom funcionamento influencia diretamente na sexualidade.

Ele é um músculo como o abdominal ou o das nossas pernas. Logo, para fortificá-los é importante que eles se exercitem. Os exercícios perineais são altamente recomendados no tratamento da incontinência urinária, mas podem auxiliar também para melhorar a circulação sanguínea na região, tornar sua contração mais eficaz e melhorar o relaxamento.

Por isso, meninas e mulheres, vale a pena conhecer mais de perto este estrutura que é tão importante no nosso corpo e que tem muito à contribuir para o desenvolvimento do corpo feminino!

Lina Cadamuro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: