Saúde

UntitledOs leites vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem quer diminuir o consumo de leite animal ou mesmo retirá-lo do cardápio diário. Saiba que ao adotar novos leites em sua vida, você não vai sofrer por falta de nutrientes, pelo contrário, poderá ganhar em fibras, minerais e saúde. Podem ser preparados com aveia, semente de abóbora, arroz integral, semente de linhaça, amendoim, nozes, castanha de caju, gergelim, dentre outros alimentos nutritivos, cada qual com as características.

Dicas:

Todo leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, baunilha – invente e crie suas próprias receitas. Eles combinam muito bem com frutas e podem ser batidos no liquidificador com banana, mamão, maçã, abacate e até com abacaxi. Também ficam ótimos com frutas secas como ameixa-preta, damascos e uva-passa. Uma boa opção é deixar as frutas secas de molho por algumas horas antes de acrescentá-las ao leite, para que fiquem mais macias e soltem com facilidade seu açúcar natural.

Os segredos que fazem diferença:

» Lave bem os grãos antes de começar o processo de preparo do leite.

» Todo resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães e tortas.

» Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes em peneira fina de seda ou pano macio. Coe, separe o bagaço e volte a coar sucessivamente. No caso de optar pelo pano, use um pano nunca usado e faça um saquinho largo – reserve-o só para esse fim.

» Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira por até 24 horas e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.

Uma receita da hora para você experimentar:

LEITE DE AVEIA

A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.

Preparo: Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com três a quatro copos de água, coe e obtenha um litro de leite.

Paula Pereira da Silva

Nutricionista

Acupuntura, Auriculoterapia & Terapia Alimentar Energética

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: