Saúde

nutriCom a chegada da estação mais quente do ano, os ânimos se elevam e a vontade de estar com o corpo bronzeado também aumenta – por isso, os cuidados com a saúde da pele devem ser redobrados.

Muito se fala sobre os perigos da exposição excessiva ao sol e as pessoas acabam se esquecendo de que o sol é um grande aliado do nosso organismo: os raios ultravioletas B são os responsáveis pela transformação da vitamina D para que ela possa ser absorvida pelo organismo – ela é um dos responsáveis pela manutenção de ossos e dentes saudáveis. Também é essencial para as funções de vários órgãos, inclusive pele, músculos, pâncreas, nervos, glândula paratireoide e sistema imunológico. No entanto, é bem verdade que o sol também pode levar a efeitos deletérios ao homem. A exposição excessiva causa queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.

É possível adquirir um bronzeado sem agredir a pele e a saúde: a nutrição pode ser aliada à beleza da pele e garantir um bronzeado saudável, mais uniforme e duradouro. Alguns nutrientes e substâncias presentes nos alimentos estão fortemente associados à renovação celular, pigmentação e foto proteção da pele. Abaixo se destacam os principais nutrientes e suas fontes alimentares:

  • Carotenoides: vegetais folhosos verde-escuros, vegetais e frutas amarelo-alaranjado – cenoura, espinafre, abóbora, damasco, batata doce, mamão.
  • Vitamina A: alimentos de origem animal, fígado, leite e ovos.
  • Vitaminas C e E: laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi (vitamina C); amêndoas secas, óleos vegetais, abacate (vitamina E).

Paula Pereira da Silva

Nutricionista, Acupunturista

Clínica Vitalidade Integrada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: