Saúde

Percebemos em quase todos ao nosso redor uma preocupação muito grande com a aparência, o que leva muitas pessoas a procurarem academias, tratamentos estéticos ou até mesmo a investirem em dietas malucas. A preocupação com a saúde do corpo é muito importante, desde que fujamos de procurar soluções mágicas.

Nosso corpo funciona como uma máquina com operação inteligente, se exigimos pouco dele, ele vai ter pouco como reserva; se o solicitamos mais, ele vai sempre ter mais a oferecer. É por isso que pessoas sedentárias vão apresentar mais gordura, menos músculo, menos disposição e fadiga precoce. Por outro lado, quem tem hábito de realizar atividade física com frequência, equilibra a balança para o outro oposto e vai apresentar musculatura mais definida, mais dis- posição e fôlego nas atividades físicas.

postSA

O que raramente pensamos é que também nossa cabeça funciona assim, com um sistema de operação inteligente que não desperdiça recursos. Alguns estudos mostram que o tempo de educação formal pode servir de proteção tanto para o declínio cognitivo quanto para problemas posturais e no equilíbrio, que podem aparecer com o envelheci- mento normal, mas são exacerbados em caso de doenças (demências, Alzheimer e Parkinson). Portanto, não podemos esquecer nossa saúde mental. É importante cultivar o hábito da leitura e de resolução de problemas, para isso os passatempos, como Sudoku e palavra cruzada, podem ser bons desafios diários.

Por fim, também é necessário respeitar nossos limites evitando sobrecargas físicas e mentais, como excesso de trabalho e deveres, e valorizar bem cada momento de descanso, pensando que cuidar do corpo e da mente nos direciona para uma   vida saudável e equilibrada.

Dra. Alessandra Barbosa

Fisioterapeuta e Acupunturista

Clínica Vitalidade Integrada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: