Saúde

Essa é uma das queixas mais comuns entre as pessoas que ficam horas na frente do computador, pessoas sedentárias ou que trabalham com movimentos repetitivos dos membros superiores.

trapc3a9zio1A má postura é uma das principais causas desse sintoma. Conseguimos identificar através da palpação, uma rigidez muscular ocasionada pela contratura das fibras musculares que estão sobrecarregadas de tensão do dia a dia. Podemos encontrar também alguns pontos sensíveis de tensão que quando palpados, a dor pode ser sentida em áreas distantes como na cervical e nos ombros.

O trapézio é um músculo que se insere desde o occipital até o meio das costas nos processos espinhosos das vértebras cervicais e torácicas e seguem para a espinha das escápulas, clavícula e acrômio. Ele é dividido em 3 regiões: superior, média e inferior, dessa forma tem a ação de retrair, elevar e deprimir as escápulas, consequentemente deprimindo os ombros. O mau posicionamento das escápulas ou uma inibição da ativação dos músculos que as estabilizam, podem levar a hiperativação do trapézio superior e sobrecarregar outras estruturas articulares.

4271217

Para evitarmos esse tipo de dores ou até uma lesão, devemos manter uma boa postura durante nossas atividades de vida diária. Manter-se bem alinhado, desde o apoio dos pés, quadril e a coluna numa posição neutra, conseguimos posicionar melhor as escapulas e a cervical. Segue abaixo algumas dicas para o nosso dia a dia, qualquer dúvida procure um fisioterapeuta.

159corrija_postura_clip_image001_0001 159corrija_postura_clip_image001_0002 159corrija_postura_clip_image007

Dra. Carla Pedroso Correia

Fisioterapeuta – Crefito 3/188741-F

Clínica Vitalidade Integrada

Anúncios

Comentários em: "Já sentiu dores no músculo trapézio?" (2)

  1. Anderson disse:

    Gostaria de saber qual os exercícios de musculação é contra indicados pra quem tem hiperativação do trapézio. e o melhor tratamento. obrigado

    • O trapézio superior está envolvido com vários movimentos dos membros superiores e cabeça. Se você está percebendo uma tensão nessa região e esta sentindo dor, alguma postura no seu dia a dia está o sobrecarregando. Ele é um músculo superficial e para ser bem controlado precisa de suporte de outros músculos profundos para executar um movimento ou postura mais correta. Primeiramente seria interessante você descobrir a causa do problema procurando um profissional para avalia-lo, mas enquanto não descobre, evite exercícios com cargas elevadas em membros superiores.
      A musculação é importante mas se for mal orientada e mal executada poderá piorar.
      Para realizar um exercício corretamente, você precisa ficar bem alinhado ter estabilidade articular e bom controle de movimento.
      Dra Carla Correia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: