Saúde

Temos acompanhado o progressivo envelhecimento da população brasileira, ou seja, temos vivido cada vez mais. Se por um lado temos tido mais tempo para viver vale o questionamento: como temos vivido esse tempo a mais?
o-poder-do-cerébro
De acordo com a medicina chinesa, excessos na vida como muito trabalho, alimentação ruim e poucas horas de sono, nos sujeitam a uma condição precária de saúde e nos expõe a possibilidade de diversas doenças, inclusive a doença de Parkinson.
Apesar de ser muito frequente entre a população idosa, atingindo cerca de 2% da população acima de 60 anos, a doença de Parkinson também ocorre em pessoas mais novas (conheça o projeto vibrar com Parkinson: www.vibrarcomparkinson.com). Trata-se de uma doença neurológica, que ocorre devido à morte de alguns neurônios, importante na regulação dos movimentos.
É muito importante que a a doença seja detectada no seu início para que seu tratamento seja otimizado. Os primeiros sinais podem ser diferentes do tremor, sintoma mais conhecido da doença. A pessoa com a doença pode apresentar alteração do olfato, alteração da escrita, lentificação de movimentos, rigidez e dificuldade para caminhar e se equilibrar. Fique atento caso algum amigo ou parente apresente qualquer um desses sintomas! Caso haja alguma suspeita, procure um neurologista.
A doença ainda não tem cura, mas o acompanhamento adequado é de extrema importância para retardar o progresso da mesma. Fazer exercícios físicos é de grande importância em qualquer momento da vida, mas para pessoas com a doença é essencial para a manutenção da capacidade física. Diversos estudos mostram que para fases iniciais da doença há grandes benefícios na prática do Tai Chi Chuan, de danças (como o Tango) e atividades aeróbicas.
De acordo com a medicina chinesa, viver a vida com parcimônia e equilíbrio, não acumulando raivas, ressentimentos, cansaço e sedentarismo é uma boa maneira de prevenir não somente a doença de Parkinson, mas diversas outras doenças e envelhecer com saúde e qualidade.
Alessandra Barbosa
Clínica Vitalidade Integrada
Fisioterapeuta
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: