Saúde

A TPM são sintomas indesejados que acometem as mulheres no período de 10 a 15 dias antes da menstruação. Os sintomas mais característicos são: prisão de ventre, insônia, depressão, aumento do apetite, fadiga, mudanças de humor, falta de atenção, ansiedade, irritabilidade, desejo por doces, dentre tantos outros. Esse distúrbio atinge cerca de 35% das brasileiras e suas causas ainda não foram totalmente descobertas, mas o desequilíbrio que ocorre entre os hormônios estrogênio e progesterona parece ser o mais relevante no surgimento dos sintomas.

como-acabar-com-a-tpm-23356

Alguns dos nutrientes que ajudam a combater a TPM:
● Cálcio: ajuda a diminuir a retenção hídrica e sensibilidade das mamas – leite, semente de gergelim, iogurte, atum, couve.
● Magnésio: reduz a glicemia e a ansiedade – figo, milho, nozes, mamão, amêndoas, maçã, verduras.
● Vitamina B6: atua na produção de serotonina e de outras substâncias cerebrais ligadas à saciedade, ao bem-estar geral e retenção de líquidos – gérmen de trigo, amendoim, aveia, nozes, batata, banana.
● Ácidos graxos Ômega-3: regulam a produção de substâncias inflamatórias, atuando na diminuição das sensações de dor (cólicas) e sensibilidade maior nos seios – leite, semente de gergelim, iogurte, atum, couve, peixes gordos.
Receita da Hora contra a TPM: Surpresa de abacaxi (suco diurético)
Ingredientes: 2 fatias de abacaxi, ½ copo de água mineral (100ml), 1 col. sopa de farelo de aveia, 1 col. sopa de folhas de espinafre, 1 col. chá de melado de cana, 2 folhas de hortelã para enfeitar. Modo de Fazer: Bater tudo no liquidificador.

Paula Pereira da Silva
Nutricionista, Acupunturista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: