Saúde

   De acordo com Lao Tsé, o Tao te Ching pode ser interpretado como um manual para alcançar um caminho de vida, que busca o equilíbrio físico, mental e espiritual na vida das pessoas. Um caminho que garanta a integridade, prazer, paz e harmonia na vida de cada indivíduo.
A idéia do desapego, de se livrar de coisas que acumulou durante uma vida inteira, ajudará a trazer novos desafios, novas visões, oportunidades e mudanças.
Lao Tsé tenta nos ensinar que todos os seres vivos estão aptos para retornar ao lugar de onde viemos e viver uma vida com uma perspectiva espiritual para ser um ser realizado.  Ele ensina que devemos aprender a morrer durante a vida, pois é morrendo que retornamos à nossa essência. Devemos morrer enquanto estamos vivos para que possamos fugir e escapar de nosso próprio corpo para nos tornarmos livres de nós mesmos.
O espírito de um homem segue sua própria natureza. Tudo volta para sua fonte, sua origem. Tudo é natureza e tudo tem natureza e devemos confiar nela.
Desapegue do que te prende, do ego, das crenças, do que você é, do que você tem, do que você faz, do que as pessoas acham de você e troque o controle por confiança, o medo por curiosidade. Mantenha-se humilde, pois a paz é feita com que fazemos a nós mesmos.
Ajude as pessoas imparcialmente, faça doações, mantenha-se contente, tenha gratidão pelas coisas e pelas pessoas, seja flexível, maleável e permita-se.
Entenda a nossa natureza através de observações, que tenhamos consciência que se tem menos controle daquilo que é forçado, que quanto mais regras fazemos, mais quebradores de regras existirão.
Aprenda com a natureza, estude-a, conecte-se com ela para que você possa se reconectar com seu eu interior.
Devemos viver sem interferir, ouvir e manter-se calado.    Devemos permitir descobrir a vida naturalmente e deixar que as pessoas também possam fazer isso naturalmente, no tempo delas, respeitando-as, pois todos nós sabemos a coisa certa a se fazer, todos temos essa certeza em nossos corações.
Tudo tem o seu tempo, um tempo para todos os propósitos. Existe uma hora para todas as coisas acontecerem e o homem não deverá interferir e sim respeitar e esperar que as coisas aconteçam naturalmente, para que o equilíbrio perpetue.
Devemos parar de pensar grande e começar a pensar pequeno, o menos é mais e o mais é menos. Buscar a simplicidade das coisas e nas coisas. Pensar pequeno para alcançar grandes feitos. Vivenciar cada momento, fazer um dia de cada vez e assim venceremos.
product_thumbnail.php   Todos nós somos um e viemos de uma mesma fonte, sendo assim, precisamos nos conectar com cada ser, cada pessoa, cada animal, cada ser vivo.
Pratiquemos o não julgar para que alcancemos a paz e, se queres saber o caminho, entenda a grandiosidade de dentro de si mesmo e tudo será resolvido com o amor. O amor vence o conflito.
Não existe caminho para a felicidade, pois a felicidade é o caminho. Traga a felicidade para tudo que faz. Confie nas pessoas e na flexibilidade. Viva sem agarras. Seja generoso. Pratique a humildade. Não procure por milagres, veja tudo como milagroso. Aprenda a amar as coisas e as pessoas para vencermos conflitos e vivermos juntos com alegria, paz, harmonia, gratidão e equilíbrio.
São esses sábios ensinamentos de Lao Tsé que devemos aceitar,  compreender, absorver e praticar em nossas vidas, em nossas rotinas, para assim então adotarmos tudo isso de forma natural, de dentro para fora, como postura terapêutica. Assim, tratamos o paciente como um todo, como um ser único. Não olhamos somente a doença e a dor, mas procuramos enxergar e proporcionar, de modo geral, o bem estar do paciente.
Podemos transformar os ensinamentos de Lao Tsé em postura terapêutica quando compreendemos que a chave para o equilíbrio e bem estar físico, mental e espiritual está na mudança do pensamento e do comportamento para alcançar o “eu interior”.
O Tao te Ching de Lao Tsé é praticado durante todo o atendimento, quando fazemos o reequilíbrio energético, trabalhando com os cinco elementos, teoria do ying – yang e com a cronoacupuntura. Quando fazemos recomendações para o paciente, mencionando mudanças de pensamentos e atitudes baseados na teoria do Tao, quando receitamos a dietética e fitoterapia e até mesmo quando aconselhamos meditações, exercício físicos e respiratórios  estamos praticando os ensinamentos do grande sábio Lao Tsé.
Fabiane Kanasiro
Aluna do Curso de Formação em Acupuntura pela Clínica Vitalidade Integrada
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: