Saúde

No outono as folhas secam e caem, os últimos frutos são colhidos – a energia vital é descendente, pesada – o ciclo que mostra crescimento na primavera e exuberância no verão revela agora a maturidade e se encaminha para o fim. A energia do outono é a força da despedida: luto e tristeza repousam sobre o verão que passou e chega a preparação para o grande silêncio do inverno.
É a estação do elemento Metal, que em nós representa a eterna colheita e está relacionado aos Pulmões e Intestino Grosso, que têm como função assimilar o essencial e eliminar o inútil. Os dias de Outono inspiram a disciplina de discernimento para que façamos a seleção do que fica e do que sai de nossas vidas, mesmo se o que tivermos que deixar sair sejam  coisas a que somos apegados.
outono3O que comer no outono – o sabor picante já está no ar, então devemos começar a refeição com um pouco de sabor ácido para proteger Madeira e seguir com alimentos mais cozidos, de natureza morna. Devagar devemos começar a aumentar o consumo de produtos animais, para tonificar os órgãos Yin e se aquecer profundamente. Também devemos prestar atenção para os alimentos que produzem fluidos – o outono é seco e se não houver umidade os pulmões e intestinos sofrem. Não são recomendados alimentos defumados, e as frutas, devem ser consumidas as secas, especialmente o damasco que é ácido e de natureza morna.
Outra sugestão: maçãs ao forno, recheadas com mel e tahine, fazem muito bem no outono.
Observe seu corpo à medida que a temperatura externa vai diminuindo e quando estiver sentindo frio, principalmente nas extremidades, coloque uns pauzinhos de canela em mingaus, no chá, nas frutas cozidas – e evite comidas cruas. Coma pão de centeio, que é do elemento Fogo e tem sabor amargo. Use queijos amarelos.
Paula Pereira da Silva
Nutricionista, Acupunturista
Anúncios

Comentários em: "O Outono na visão da Medicina Tradicional Chinesa" (2)

  1. Evandro Oliveira disse:

    Bom dia!

    Gostei muito da informação que recebi através do texto acima e queria ter mais conhecimento através do site. …se puderem me enviar novidades através do meu email ficaria grato……

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: