Saúde

         O dia internacional da mulher é um data bastante célebre na qual se relembra as lutas políticas e as conquista do sexo dito “frágil”. Contudo, esse conceitos já se transformou inúmeras vezes e vemos hoje a mulher com “n” facetas: trabalha, cuida de casa, cuida da família e se aventura em tantas outras atividades que anteriormente eram consideradas exclusivas dos homens.
Dessa forma, vemos que o aumento de atividades proporcionou a mulher que pudesse se lesionar mais. Há alguns aspectos que devemos considerar quando pensamos na reabilitação de lesões em mulheres: deve-se considerar variações anatômicas, tais como quadris mais largos, cotovelos e joelhos com angulações diferentes, e principalmente questões hormonais, uma vez que a regulação dos hormônios sexuais, como por exemplo, o estrógeno e a progesterona estão diretamente ligados ao funcionamento e manutenção dos tecidos presentes no nosso esqueleto, nos tendões e ligamentos. Não é incomum, por exemplo, que mulheres mesmo no início da gestação apresentem queixas de dor lombar decorrentes das alterações da regulação de estrógeno e progesterona, mesmo que sem o incremento de peso corpóreo.
Também, a mulher quando atinge o climatério, no qual há uma importante diminuição da produção de estrógeno, tenha que se atentar ao funcionamento do esqueleto, já que esse hormônio é fundamental para a manutenção de bons níveis de cálcio nos ossos. Eventualmente, deve-se utilizar suplementação deste mineral na dieta e manter-se sempre ativa para também estimular a sua fixação.
Por isso, mulheres, não se sintam desamparadas! Acredito que somos tão fortes e tão capazes quanto qualquer outro! E se temos este corpo, e corpo que é considerado como o mais belo pelo sexo oposto, tratemos de cuidar dele com o cuidado e atenção que ele merece! Feliz dia Internacional da mulher!

Lina Cadamuro
Fisioterapeuta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: