Saúde

Ivana

     Nos últimos anos o bem estar e a qualidade de vida tem se tornado cada vez mais uma prioridade para muitas pessoas, e essa busca pela saúde torna comum a procura por modalidades esportivas. Uma das mais populares é a corrida de rua, considerada atualmente um dos esportes com grande número de atletas amadores. As provas são disputadas em circuitos de rua (avenidas, estradas, etc.) com distâncias oficiais variando de 5km a 100km.

    Sendo a corrida de rua um esporte que atinge todas as idades e relativamente sem custo financeiro. Um grande número de pessoas inicia a prática por conta própria, sem orientação. A empolgação inicial juntamente com a falta de preparo (o que é muito comum) leva a lesões, causando frustração e desapontamento ao praticante.

    O ideal é que ao decidir iniciar qualquer esporte, primeiramente seja realizada uma consulta ao médico, cardiologista e ortopedista se possível. Em relação aos treinos, é necessário e essencial o acompanhamento de um professor de educação física e/ou fisioterapeuta periodicamente. Além disso, é importante realizar alguma atividade que trabalhe as diversas habilidades necessárias na corrida.

    Uma ótima opção é o Pilates, método de condicionamento físico que abrange princípios bem específicos, os quais são aplicados em todos os exercícios, como a respiração, alinhamento postural, centralização (power house = casa de força), entre outros. O método desenvolve resistência muscular, flexibilidade, mobilidade e estabilidade articular, melhora a biomecânica na corrida, evitando sobrecarga articular, consequentemente prevenindo lesões e melhorando o desempenho nas pistas, garantindo assim a permanência na atividade.

Ivana de Freitas
Fisioterapeuta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: