Saúde

Arquivo para abril, 2016

Conceitos do Pilates


O Método Pilates é uma modalidade de treinamento corporal composta por exercícios de alongamento, fortalecimento, coordenação motora, equilíbrio, concentração, alinhamento postural e respiração. Utilizando-se do próprio peso corporal, equipamentos e acessórios, o praticante exercita tanto o corpo quanto a mente.
Para que se atinjam tais objetivos deve-se seguir alguns princípios. São eles:

Respiração – Ampla e lenta, expandindo-se a caixa torácica tridimensionalmente, com foco na expansão lateral. Enfatizar o fechamento das costelas e a contração abdominal.

Concentração – Trazer o foco para o exercício para executá-lo de maneira correta e controlada.

Alinhamento Postural – Garantir a posição correta das articulações e segmentos.

Relaxamento – Diminuir as tensões corporais de maneira ativa, mas com leveza e com menor gasto energético.

Controle – Realizar os movimentos conscientemente e sem compensações.

Fluência – Executar os movimentos de maneira harmoniosa e fluida.

Precisão – O corpo deve executar o movimento conforme o planejamento prévio da mente. Está intimamente ligada com o controle.

fernando 2

Coordenação – Integração do movimento de partes diferentes do corpo de maneira harmoniosa.

Isolamento de Estruturas – Capacidade de movimentar um segmento do corpo mantendo a estabilidade das outras estruturas.

Condicionamento – Aptidão física para realização dos exercícios, como força, resistência, coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. Aumenta com a prática.

Centralização – Acionar e estabilizar o centro de força do corpo através dos músculos do abdome, multífidos, diafragma e assoalho pélvico.

Através destes princípios o método Pilates alcança benefícios físicos de uma forma completa, sendo uma excelente opção para uma atividade diária.

Fernando Pripas
Fisioterapeuta

Alterações Estéticas x Pilates Postura Funcional


Entre as diversas alterações estéticas, a gordura localizada é a que mais assombra e persegue homens e, principalmente, mulheres nos dias de hoje, e porque mais as mulheres? Porque nossos hormônios femininos (principalmente o estrógeno e a progesterona) interferem no metabolismo da gordura, na circulação linfática, e ainda facilitam a retenção de água e sal quando estão em desequilíbrio, por isso nós mulheres além de acumular gordura na região abdominal e flancos, também temos maior facilidade de acumular nas regiões de coxas e quadris (chamada região ginóide).

Sabemos que para evitar a gordura localizada necessitamos de uma boa alimentação com baixa carga glicêmica; se alimentar de três em três horas; ter uma boa ingestão de água; evitar alimentos gordurosos e industrializados, e, sobretudo ter uma vida ativa, realizando exercícios físicos regularmente, porém existe mais um fator, que costuma passar muitas vezes despercebido por nós, e só é lembrado quando sentimos alguma dor ou alguma limitação, e na maioria das vezes não é associado às alterações na estética corporal, mas interfere diretamente no acúmulo de gordura localizada.

Alguma vez já parou para pensar o quanto uma postura inadequada interfere nesse acúmulo indesejado de gordura? Por quanto tempo e anos cultivamos uma postura inadequada? Na maioria dos casos, desde a vida escolar, e quando não há nenhuma interferência, ela se estende para adolescência e para a vida adulta.

Info Mari 1

Uma postura inadequada durante um longo período de tempo altera nossa estabilidade corporal, causando sobrecarga e desequilíbrio: articular, muscular e ósseo, além de uma acentuação das regiões com maior propensão a acúmulo de gordura, e quanto mais acumulamos gordura nessas regiões, mais alterações posturais desenvolvemos, ou seja, vira um ciclo vicioso.

Para interromper esse ciclo vicioso de “má” postura e acúmulo de gordura necessitamos de uma boa alimentação, acompanhada por um profissional da área, e de uma atividade física direcionada, como por exemplo, o método Pilates.

O Método Pilates abrange um treinamento corporal, com alongamento, fortalecimento, concentração, alinhamento postural, respiração e equilíbrio, o Pilates Postura Funcional além do que foi dito anteriormente, visa a construção de um corpo físico, mental e emocional através da reestruturação postural, utilizando a função que o corpo exerce no dia a dia, condicionando a musculatura central do corpo (musculatura estabilizadora), através do treino específico, alcançando resultados na postura, reabilitação e treinamento físico.

Venham nos conhecer !!!!

Marianna Paffetti
Fisioterapeuta

Info Mari 4.png

Crianças e Vivência Motora


criança

Qual criança não gosta de subir em árvores? Brincar de pega-pega? Queimada?  Essas brincadeiras, junto com muitas outras, fizeram parte da infância de várias gerações, e hoje estão se tornando cada vez mais raras na infância atual. Essa ausência é cada vez mais preocupante, não apenas pelo fato de essas brincadeiras fazem parte da cultura em que vivemos, mas pelo fato de promoverem às crianças experiências motoras importantes que contribuem para a formação e o desenvolvimento motor.

O refinamento da motricidade é o que possibilita ao homem sair da posição horizontal com nenhum ou pouco controle dos movimentos, ao total domínio dos movimentos refinados. Este ganho de autonomia traduz a própria evolução humana.

Desenvolver as capacidades motoras durante a infância é essencial para a construção de adultos fisicamente ativos, e muito importante para as demais formas de aprendizado, como a escrita, por exemplo, que depende da motricidade fina. Quando não há um desenvolvimento motor adequado, geram-se atrasos que são carregados durante toda a vida, e que podem influenciar em vários fatores, desde a capacidade de realizar atividades da vida diária até uma baixa auto estima, que ocorre quando o adulto não consegue realizar determinadas atividades ou movimentos.

Hoje a tecnologia exerce um protagonismo em nossas vidas, e se tornou componente essencial para o mundo em que vivemos. Ela é útil, e muito bem vinda, mas deve ser bem avaliada de forma a não substituir alguns aspectos da vida. Um pai não precisa proibir o filho de jogar videogame, ou ver TV, não precisa proibi-lo de ter um celular ou um tablet. O importante é que cada pai saiba dosar o que o filho deve ter, para que a tecnologia não substitua a vivência. Oferecer diversidade de experiências como aulas de esportes e recreação, atividades artísticas, aulas de música, que são, além de divertidas, ótimas opções para desenvolver as capacidades das crianças. Assim tornando-os adultos mais saudáveis e felizes.

Roberto Dino

A História do Pilates


O Pilates é um método de treinamento muito comum hoje em dia, praticado por pessoas em busca de uma melhor condição física, pacientes com dores e alterações posturais e até atletas de alto rendimento que querem melhorar seu desempenho no esporte.

 Mas você sabe quem foi o criador do método e no que ele se baseava?

Joseph Hubertus Pilates, alemão nascido em 1880, era uma criança com diversos problemas de saúde, como asma e raquitismo. Procurando uma solução para seus problemas, praticou diversos esportes como ginástica artística e boxe. Se aprimorou tanto neste último, que virou boxeador profissional.

Durante a I Guerra Mundial, Pilates morava na Inglaterra e foi colocado num campo de prisioneiros. Lá, tornou-se enfermeiro e ensinava a todos exercícios físicos que havia criado. Pilates usava molas dos colchões velhos para os fortalecimentos destes pacientes, o que mais tarde deu origem aos equipamentos que conhecemos hoje, como Cadillac, Reformer e Wunda Chair.

               FotorCreated

Neste momento, nasceu o método chamado por ele de Contrologia: uma mescla de exercícios dos esportes de luta e ginástica, com os movimentos da yoga e movimentos naturais dos animais.

Em 1926, o alemão emigrou para os Estados Unidos e abriu seu primeiro estúdio, em Nova York. Nos anos 40, grandes bailarinos o procuraram, entre eles: Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins. Assim, posições e movimentos do ballet foram incorporados à prática.

Joseph Pilates faleceu aos 87 anos. Sua esposa, Clara Pilates, deu continuidade ao trabalho juntamente com alguns de seus seguidores.

Dra. Denise Pripas
Fisioterapeuta