Saúde

“Inverno está chegando…
Mãos e pés congelados?
Vontade de ficar um pouco mais na cama, debaixo do cobertor…
Dá mais preguiça, mais fome”…

Tudo isso é muito pertinente nesta estação do ano!

O que acontece com as árvores neste momento? As folhas e os frutos já se foram, os galhos permanecem. Se olharmos para algumas árvores, teremos a sensação de que estão mortas.
    
E os ursos? Hibernam!!!
Dia 15 de maio iniciou o Inverno, de acordo com os cálculos da Acupuntura (considerando as cinco estações do ano). Isso significa que há energia de inverno disponível externamente para nós acessarmos, ou seja, energia de recolhimento, de descanso e de repouso.
Se o mundo externo exigir muito agito, muitas atribuições, poderemos entrar em desequilíbrio mais facilmente.
Esta energia de repouso não é a toa! Existe uma função, a função do inverno!

Unindo todas estas imagens comentadas, é um período propício para introspecção, às vezes é tanto sono e recolhimento, que pode parecer “morte”, seja pelo desânimo, ou falta de eficácia, ou pela morte daquilo que é conhecido, que já foi vivido, é uma introspecção para desligarmos daquilo que foi vivido na primavera que passou, para nos abrirmos para a próxima. É um período de concentração de energia no sono e na fome, para usarmos a energia na reflexão das nossas verdadeiras vontades e desejos.
Na Acupuntura, sabemos que tudo tem a energia Yin e Yang, e como foi falado a cima que a árvore possivelmente está morta (yin), na verdade, se olharmos bem para ela, veremos também que dentro pulsa a vida (yang)! A vida que surgirá na próxima primavera. É este pulsar que ocorre dentro de nossos corações nesta etapa.

A questão que fica é: o que eu realmente quero para minha vida neste momento? Como usar este inverno para me aproximar de minhas genuínas aspirações? 

Nem sempre conseguimos estar com nossas vidas em sintonia com as estações do ano. Se você já está vivendo a primavera (novos projetos) em pleno inverno, apenas significa que você pode desgastar mais energia pessoal, e para isso, é importante assumir alguns cuidados adicionais.
Mas se não está claro para você qual estação do ano está vivenciando, experimente se conectar com este inverno de uma forma diferente, e acessar estas simbologias dentro de você!
“Eliminando” o que há de “velho” em você e se permitindo questionar qual vida quer brotar para a próxima primavera!?
   
Neste momento, inclusive a alimentação sofre transformação! Como é um momento de maior esgotamento de energia, então vale dar importância a alimentos nutritivos, evitando alimentos crus que podem resfriar ainda mais o corpo. Sugestões: chás, sopas, feijões, alho, gengibre, grãos integrais e vegetais de raízes.

Marcela Jacob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: