Saúde

pilates clinico  Muitos profissionais da saúde, como eu, já devem ter se deparado com casos de pacientes que fogem do típico caso “físico”. Pacientes que demonstram ter nos motivos de suas dores muito mais do que causas mecânicas.
Esses pacientes devem nos fazer lembrar que devemos considerar que todo indivíduo necessita de bem estar físico, psíquico e social para ter saúde. Portanto, devemos focar nosso olhar além do sinal e sintoma físico. Devemos nos lembrar de que, além disso, nós também somos mente e espírito, um ninho de sentimentos e emoções.
E como ter a real certeza de que o nosso paciente/aluno está participando ativamente em sua melhora?
Devemos antes de tudo incentivar essa pessoa à, primeiramente, olhar para dentro de si. Fazer com que sinta que aquele é seu momento. Torná-lo ciente de que o caminho para o bem estar e a felicidade, é justamente manter o foco em si mesmo.
Além do conhecimento acadêmico devemos ter em mente o quanto devemos ser sensíveis ao lidarmos com a vida humana. E isso começa em nós, é um desafio que devemos nos propor para que possamos transmitir ao outro.
Uma ferramenta muito abrangente para lidar com o corpo, a mente e o espírito é o Método Pilates, onde a concentração é um dos princípios mais importantes, pois sem ele nenhum outro pode ser efetivamente trabalhado. Sem concentração não é possível, por exemplo,  respirar adequadamente, manter o equilíbrio, a centralização, manter a fluidez.
Então é nessa concentração para atingir o melhor desempenho que o paciente/aluno direciona sua mente em si. Conhece seu corpo, suas limitações e, consequentemente com esse trabalho interior, começa a entender que trabalhar seu espirito é essencialmente voltar seu olhar para dentro de seu próprio corpo.
Joseph Pilates dizia que o corpo é nosso bem maior, pois ele guarda e reflete nossa alma. Ele enfatizava a concentração, o estar presente na prática, ou seja, valorizar o seu momento. Portanto, estar bem consigo mesmo é o caminho para a felicidade e consequentemente estar em sintonia com o mundo ao seu redor.

Ivana Freitas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: