Saúde

baby-390555_1280

O método Rolf de Integração Estrutural é uma terapia manual que trabalha com a educação postural e do movimento através da organização das fáscias e do tecido conjuntivo. O resultado do trabalho que se dá por manipulação, e maior integração, flexibilidade e possibilidade do estabelecimento de uma nova ordem. Com isso, facilita-se a organização do corpo na posição vertical e na sua relação com o campo gravitacional.

Partindo do princípio de que o corpo é uma estrutura muito maleável e com facilidade de deformar perante as exigências posturais do ambiente, podemos afirmar que muito provavelmente todos nós nascemos com assimetrias, encurtamentos e imperfeições funcionais além das características geneticamente herdadas. Um bebê, pelo simples fato de ter permanecido no útero em determinada posição ou com restrições de movimento ao final da gestação, pode apresentar uma condição desfavorável para um desenvolvimento postural equilibrado, movimentação livre e bilateral.

girl-403511_1280As condições de nascimentos assim como os estímulos recebidos durante a primeira fase da infância que antecede a conquista da verticalidade e do andar podem definir a facilidade e o equilíbrio com o qual aquela criança se desenvolverá.

Geralmente tomamos consciência e procuramos ajuda para dificuldades posturais somente na idade adulta ou na existência de algum problema mais sério ou visivelmente importante.

Uma avaliação de um profissional apto a reconhecer assimetrias, movimentos incompletos ou executados com extremo esforço podem ser de grande ajuda. A intervenção educacional no início da vida, pode corrigir disfunções, modificando hábitos posturais inadequados antes do estabelecimento de um padrão muito forte e desequilibrado.

Pode-se dizer que quanto antes iniciarmos o trabalho com o método Rolf, mais equilibrado, livre e econômico será o movimento daquela criança.

Pediatras, pais e professores são as pessoas que ao observarem o comportamento do bebê e seu desenvolvimento podem encaminha-lo a um profissional da integração estrutural.

Por Silvia Serber

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade de São Paulo e Profissional do Método Rolf de Integração  Estrututural pela Guild for Structural Integration- CO USA.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: