Saúde

Muitos são os estudiosos que falam ou falaram sobre a importância das cadeias miofasciais, seja num enfoque de funcionalidade, como a pioneira Françoise Meziere, Ida Rolf, Phillipe Souchard e Leopold Busquet, seja sobre a realização dos movimentos a partir da conexão destas cadeias com as cinturas escapular e pélvica, como estudou Bienfait, ou ainda abordando a conexão imediata que elas possuem entre si, de acordo com Thomas Myers. Independente da abordagem ou das nomenclaturas utilizadas, os autores em artigo-cadeias-miofasciaisquestão são unânimes no que se refere ao incrível papel da miofáscia. Esta palavra significa “enfeixados juntos”, o que sugere à conotação de que há uma constituição inseparável entre o músculo e o tecido conjuntivo. Considerando isto, é possível compreender a resposta global do corpo a um simples movimento de um único segmento, o que somente pode ser associado às características do próprio tecido conjuntivo, mais precisamente, à fáscia.

Em seu devido estado de tensão as cadeias miofasciais desempenham papel fundamental na manutenção das posturas e na realização dos movimentos. Sendo assim, qualquer disfunção em alguma cadeia irá gerar consequentemente um trabalho extra em outra, fazendo-a atuar de forma compensatória, acarretando alterações posturais e no movimento, o que leva a quadros dolorosos e comprometimento das tarefas de vida diária.

Neste sentido, entendendo as rotas e conexões entre as cadeias miofasciais e o papel que desempenham nos diversos posicionamentos assumidos pelo corpo humano, é possível desenvolver um ótimo trabalho de reeducação postural e do movimento. Para tanto, existem diversos métodos, e o Pilates é um deles, pois proporciona ao corpo de forma ativa e global, exercícios que envolvem Princípios como o Alinhamento postural, Controle, Fluência e Precisão, e capacidades físicas como flexibilidade e força, resultando dentre muitos benefícios, no perfeito equilíbrio das cadeias miofasciais e atingindo assim um grau elevado de conscientização corporal, o que contribui e muito para a adequação postural e para movimentos realizados de forma mais fluída no dia a dia.

Por Ivana de Freitas

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