Saúde

informativo-adriana1

O conceito Bobath, pouco conhecido na prática ortopédica, é bastante divulgado no tratamento de pacientes com alterações neurológicas. Ele foi criado no início dos anos de 1940 por Karel e Berta Bobath, casal alemão que foi para a Grã-Bretanha como refugiados judeus na década de 1930.

Karel Bobath formou-se em medicina em 1936 e especializou-se em Neurologia. Berta Bobath trabalhou como professora de ginástica, o que contribuiu para seu conhecimento sobre o movimento normal, e recebeu o diploma de fisioterapeuta da Sociedade de Cinesioterapia Britânica.

Dedicando-se ao tratamento de pacientes adultos com Acidente Vascular Encefálico (“Derrame”) e crianças com Paralisia Cerebral, atuaram em seu Centro de Tratamento em Londres e aprimoraram seu tratamento ao longo do tempo.

Segundo eles, o conceito Neuroevolutivo “Não é um método, mas sim um conceito de vida, uma forma de lidar com esse tipo de problema”. É uma abordagem interdisciplinar, que abrange a pessoa dentro de um contexto social, com limitações para participar totalmente do cotidiano devido a alterações não apenas motoras, mas também sensoriais, perceptivas e cognitivas devido a um distúrbio do Sistema Nervoso Central.

O objetivo principal é estimular e aumentar a capacidade da pessoa em realizar um movimento funcional o mais próximo possível do normal, desenvolvendo suas atividades cotidianas de forma mais independente e com melhor qualidade. No caso de bebês, visa evitar que padrões anormais se instalem e facilitar os padrões posturais normais para permitir que a criança desenvolva suas etapas motoras como controlar a cabeça, sentar, rolar, andar etc.

O tratamento passou a ser reconhecido no mundo todo e pode ser aplicado a pacientes de todas as idades, com diferentes graus de comprometimento do controle postural, função e movimento causados por uma lesão no Sistema Nervoso Central.

(Escrito por Adriana Sellmer)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: