Saúde

images

O verão é provavelmente a estação do ano preferida por muitos de nós, moradores do hemisfério Sul. É o momento do calor, da praia, das férias! Muitos aderem ao famoso projeto verão, sem se darem conta de que na realidade viver bem em uma estação está intimamente conectado com a forma como vivemos a estação anterior.

Segundo a Medicina Chinesa a energia de cada estação serve como um trilho para o caminho de todas as coisas vivas, inclusive nós, seres humanos. Seja pela temperatura, pela duração do dia ou mesmo pela a energia presente, certamente é mais fácil se agirmos de forma harmônica ao ambiente externo. No verão, a energia, no auge da sua expansão, nos convida a aproveitar a vida externa. Dormir cedo e acordar cedo, nos alimentar frequentemente e em baixas quantidades, se expor a luz do sol e suar ao calor, permite a conservação da energia interna e viver o crescimento que a estação nos convida a experimentar.

Contudo, como é possível crescer sem antes ter brotado? É possível brotar antes de plantar? Para aproveitarmos o crescimento no verão é preciso cultivar em estações anteriores. Na vida prática, podemos pensar na semente como nossas ideias, nossos planos. A interiorização no outono é necessária para contemplarmos nossas necessidades, o plantio no inverno é o início da vida e o brotamento na primavera é a criação, os primeiros passos daquele cultivo. Somente assim toda a potencialidade do verão pode ser aproveitada. O que cresce hoje depende do que foi planejado, plantado e cultivado.

Aproveitando o momento de resoluções que todo fim e início de ciclo nos proporciona, que essa ideia, nos ajude a começar esse próximo ano de forma consciente e corajosa, que não tenhamos pressa na colheita, mas muito cuidado e proteção ao cultivar. Busquemos viver cada dia, cada momento e situação não como algo isolado, mas como elo da corrente da vida.

Um bom crescimento a cada um e um delicioso verão!

Texto por: Alessandra Ferreira Barbosa (Fisioterapeuta e Acupunturista)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: